Freemason

Um ponto preto sobre o papel branco

✍️ Desconhecido 📅 11/06/2022 👁️ 9 Leituras

três pontos

Aparentemente, numa interpretação rápida, deste título, um ponto preto, sobre um papel branco, pode significar muitas coisas.

Uns diriam que é maneira de vermos os nossos erros e as nossas falhas. E, que além deste ponto preto, há um mundo de branco, significando que temos muito ao nosso redor. Porém, não estamos acostumados a ver, sob um ângulo diferente ou não estamos acostumados e quem sabe, preparados, para o infinito de oportunidades que este mundo branco nos oferece.

Meus Irmãos! Pensem, num ponto preto, sobre um papel branco!

O que significa para vocês?

Será somente uma brincadeira?

Um teste psicológico para avaliação de personalidade?

Nenhum, nem outro eu diria! Para esta reflexão trata-se apenas de uma parábola para chamar a sua atenção. Se pararmos, para analisar esta parábola, segundo os conceitos da Maçonaria, poderíamos dizer: Um ponto preto seria as nossas imperfeições e o branco, imenso, a purificação, a clareza das nossas atitudes e a conduta das nossas vidas. Outros dirão: O ponto preto, no papel branco, significa o profano, imperfeito, sozinho, sem trabalhar a pedra bruta, enquanto o branco representa a Maçonaria, sem manchas, sem problemas, sem mácula, esperando que ele ingresse nos seus augustos mistérios e passe a trabalhar a pedra bruta, em busca da perfeição.

Alguns, mais exotéricos, diriam tratar-se de DUALIDADE, que está sempre presente nas nossas vidas, pois representa os opostos e a diversidade da raça humana. Eu, na minha modesta forma de pensar, vejo que o significado de um ponto preto sobre um papel branco, pode muito bem, simbolizar um Irmão, no meio da multidão de Maçons, que pode, ou não, fazer a diferença, no lugar onde está.

Ao pensarmos em Dualidade, chamo-lhes a atenção, para observarem o nosso Pavimento Mosaico. A representação pura da Dualidade! Porém, neste momento, ao observá-lo mais atentamente, veremos que ele, apesar das suas diferenças, representa a união entre Maçons de todo o planeta. E como tal, ele remete-nos ao Amor, Tolerância, Criatividade, Iniciativa, Amizade, Admiração, Ajuda, Facilidade e Inclusão. Mas, quando falamos num único ponto preto, e, em Dualidade, não poderíamos deixar de pensar nos TRÊS PONTOS. Esses, que usamos para nos identificarmos e para abreviarmos as nossas palavras.

Pontos estes que sabemos tratar-se de um símbolo maçónico, que para nós vem a ser o símbolo da discrição, os quais constantemente nos vêm à memoria no momento em que os colocamos, nas nossas assinaturas, em qualquer documento.

Ao mesmo tempo em que os três pontos, produzem o triângulo, primeira figura das superfícies geométricas e aquela de deu origem a trigonometria, base de todas as medidas, os simbolistas dão ao triângulo a ideia de eternidade ou de Deus, sendo que os três ângulos significam Sabedoria, Força e Beleza. Ou seja: Atributos do Grande Arquitecto do Universo. Neste sentido, os três pontos, formam, uma das mais simples figuras geométricas, tornando-se, para nós Maçons, uma representação gráfica da IDEIA TERNÁRIA, a qual poderá estar ligada a existência de centenas de ternários. Basta-nos, pensar e formá-los: Pode ser Pai, Mãe e Filho, Passado, Presente Futuro, Vontade, Sabedoria e Inteligência e muitos outros ternários.

Mas, para a nossa reflexão de hoje, ao iniciar falando de um ponto preto sobre um papel branco, quero perguntar:

Será que esta parábola, não poderia estar representando um Irmão que se sente sozinho, numa loja?

Não poderia ser um Irmão sentindo-se PRETERIDO pelos demais?

Ou seria um Irmão, que está sozinho, porque não conseguiu vencer as suas paixões e, ao contrario do que pregamos, somente ergueu templos aos seus vícios? Deixando, nesse momento, a VAIDADE exacerbar sobre as suas virtudes?

Ao contrário de pensarmos que somos apenas um ponto preto, sobre um papel em branco, porque não pensamos que poderíamos ser TRÊS PONTOS PRETOS sobre um papel em branco, representando a UNIÃO e a MAÇONARIA, como deve ser, enquanto instituição coesa?

Sim! Meus irmãos! Podemos ser três pontos pretos, como um ternário, denominado FORÇA, UNIÃO E ALIANÇA.

Não queremos pensar na ideia desses três pontos, formarem Lojas onde estes, não representam a união e sim TRÊS PONTOS que simbolizam grupos diferentes, com ideias divergentes dentro de uma mesma Oficina. Penso na Maçonaria, ou em Lojas, onde este ternário seja: Clareza, Transparência e Nitidez.

E sei que este também é o pensamento de vários Irmãos, de muitas outras Lojas. É para mudarmos isto que participamos em assembleias de Maçons. Porque, quando nos foi dada a LUZ, ao entrarmos para a Ordem, essa LUZ, deveria advir deste ternário: Clareza, Transparência e Nitidez. E, este ternário, deve ser seguido à luz do que diz as escrituras e os ensinamentos da Ordem.

É por isto que continuamos!
É por isto que visitamos lojas!
É por isto que estudamos nos graus filosóficos!
É por isto que buscamos os seus mistérios!
É por isto que trazemos as nossas peças de arquitectura em loja;

E para que meus Irmãos? Porque queremos Lojas, unidas como um time, fazendo diferenças, fazendo-nos sentir úteis e incluídos. É para isto que trazemos as mensagens a todos os Irmãos, mas, principalmente aos Irmãos Aprendizes que são, e sempre serão, os sustentáculos da Maçonaria do futuro. Participamos, para não precisarmos ler Peças de Arquitectura falando sobre Evasão Maçónica, para não recebermos e-mails ou informações falando sobre encerramento ou saída de lojas.

Eu, particularmente, gostaria de receber e-mails, falando sobre os principais motivos que levam os Profanos a entrar para a Maçonaria.

Esforçamo-nos, para não ouvir Veneráveis Mestres lendo, no Oriente, pranchas de irmãos, solicitando saídas, atestados de quite, exactamente, TALVEZ, por se sentirem.. Apenas um ponto preto, sobre um papel branco.

Participamos sim! Para que todos saibam, que nenhum Maçon, se deve sentir, apenas um SIMPLES ponto preto, sobre um papel branco. Antes disso, seremos Três! Cinco! Sete! E depois mais!

E o branco, à nossa volta, será o universo de possibilidades que nós Maçons, temos bem ali, ao nosso alcance.

Basta unirmo-nos, com AMOR, VONTADE e INTELIGÊNCIA.

Mas, antes de tudo, eu convido-vos a reflectir e pergunto-vos:

Tu! Enquanto “apenas” um ponto preto, sobre um papel em branco (que representa a tua loja) estás em que posição?

  • Um Excluído?
  • Um Soberbo?
  • Ou um Agregador?

Se estiveres na posição de Excluído, grita! Manifesta-te! Afinal, não somos irmãos?

Se te encontras na posição de Soberbo, desculpa-me, mas… NÃO ÉS MAÇOM!

Agora, se a sua escolha foi AGREGADOR, então meu irmão, poderás parar, pensar, fechar os olhos, respirar fundo, dar um sorriso com o canto dos lábios, olhar em frente, levantar a cabeça, sentir o vento tocar-lhe levemente a face e falar para ti mesmo:

É verdade! Eu não sou apenas um ponto preto sobre um papel em branco. Eu sou um Maçom, Eu acredito, Eu participo, Eu compartilho… Eu faço a diferença!!!!

E COMO TAL… OS MEUS IRMÃOS RECONHECER-ME-ÃO!!!

Que a Paz do G∴A∴D∴U∴ descanse sobre vossos corações.

Elson Luis de Oliveira

Artigos relacionados

Sugestões de Estudo