Saber, Ousar, Querer, Calar
Saber, ousar, querer e calar correspondem às quatro formas hieroglíficas da Esfinge.
A esfinge representa o ser humano nos diversos circuitos da sua consciência. A imagem da esfinge é representada por quatro partes, sendo elas a águia, o leão, o ser humano e o boi.
A águia representa o saber, o leão representa a ousadia, o humano representa o querer e o boi representa o calar.
SABER, OUSAR, QUERER, CALAR podem combinar-se de quatro modos e explicam-se quatro vezes uns com os outros.
O SABER é o conhecimento preciso e imprescindível para nos realizarmos. Em termos esotéricos representa o conhecimento sobre nós próprios. É o conhecimento que se possui, a ciência que se domina, a erudição que se adquiriu. O Saber é a inteligência esclarecida pelo estudo. Mas não adianta só ler, só estudar. O conhecimento teórico, sem uma contrapartida prática, não leva a lugar nenhum. É o saber que nos faz ousar.
… o SABER representa o conhecimento sobre nós próprios!
OUSAR é ter atitude, mas a atitude sábia é usar o conhecimento, é ter coragem para empreender, é fazer acontecer! Em termos esotéricos representa o saber mágico. É ter a ousadia e atrevermo-nos a colocar o nosso saber e o nosso querer em prática, por forma a conseguimos evoluir. Só com ousadia é que conseguimos praticar o
conhecimento. Ousar é a prática do saber, é a experiência que se adquiriu. A ousadia testa os nossos conhecimentos e a nossa vontade. É quando evoluímos na percepção do mundo que temos. É quando ousamos fazer algo novo. Uma audácia que nada faz parar. É a audácia que nos faz querer.
Ousar testa os nossos conhecimentos e a nossa vontade…
O QUERER é o que nos faz acreditar que sabemos enfrentar os obstáculos. Em termos esotéricos representa o nosso temperamento. É a vontade para que aconteça, o desejo e a ambição. É a crença em nós mesmos e que nos faz querer. Querer é a vontade que não quebra. É o querer que nos faz ser humildes. É o querer que nos faz calar.
É o QUERER que nos faz humildes!
CALAR é a virtude da discrição que nada pode corromper. Em termos esotéricos representa que nada pode ser revelado no mundo externo. Mas não é ficar calado, é calar o nosso ego. É quando nos calamos para ouvir uma opinião diferente da nossa, quando nos calamos por sabermos mais. É quando nos calamos para pensar. É reflectir, é falar com o nosso interior. É seleccionar o que se fala.
Mas também não há CALAR sem o QUERER e, não há OUSAR sem o SABER. Se nos calamos sem querer, se ousarmos sem saber, estamos no caminho errado.
Se sabemos, queremos e não ousarmos, vamos ficar cheios de conhecimentos, cheios de vontade, mas não vamos colocar o saber em prática.
Para empreender, é preciso SABER; para alcançar, é preciso OUSAR; para realizar, é preciso QUERER; e para estar em paz, é preciso CALAR.
Uma inteligência é esclarecida pelo estudo, pelo SABER e uma inteligência é esclarecida pela prática, pelo OUSAR. Uma audácia que nada faz parar, um QUERER que nada quebra e um CALAR para ouvirmos a opinião dos outros, para pensarmos e para sermos discretos. Faz sentido SABER, faz sentido aprofundar o pensamento.
Faz sentido OUSAR, faz sentido experimentar.
Faz sentido QUERER, faz sentido acreditar.
Faz sentido CALAR, faz sentido manter a discrição
Uma inteligência esclarecida pelo pensamento, é uma audácia que nada faz parar, é uma vontade que nada quebra e é uma discrição que nada corrompe.
Não há CALAR sem o QUERER e, não há OUSAR sem o SABER!
N. Dias
