Freemason

O tratamento por “tu”…

✍️ Desconhecido 📅 14/03/2022 👁️ 7 Leituras

tu

Na Maçonaria existe o hábito de os seus membros se tratarem por irmãos ou manos, uma vez que a Ordem Maçónica é uma Irmandade Fraternal. Mas para além desse costume, existe outro que talvez faça alguma confusão aos recém-chegados.

É o facto de todos no seu trato habitual, se tratarem por “tu”.

Independentemente da idade, grau ou qualidade maçónica, todos, mas mesmo todos se tratam por “tú”. Enquanto na vida profana é se habitual as pessoas se tratarem por você, na Maçonaria não existe esse distanciamento pessoal.

Isto por si só, é uma demonstração que aos maçons não interessam os cargos, profissões que um irmão detenha na sua vida profissional. Em Loja todos sãos iguais entre si. Desde o mais pobre ao mais favorecido financeiramente não existe diferença no trato. Os “metais” ficam sempre fora de portas do Templo. Essa é uma das grandes qualidades que se podem encontrar na Maçonaria a par da Tolerância e do espírito fraternal.

E como entre irmãos não há lugar a deferências, é salutar o tratamento por “tu” do que por outra coisa qualquer. Aos mais novos, dá-se lhes confiança para se enturmarem com os mais velhos na casa, e aos mais idosos em idade, consegue-se que mantenham desse modo, um espírito jovem e reverencial que a todos agrada.

Esta forma de tratamento entre pessoas, foi dos hábitos que mais estranheza me causaram nos meus tempos de neófito.

É como se costuma dizer: “primeiro estranha-se, depois entranha-se…”

Nuno Raimundo
Publicado no Blog Pedra de Buril em 6 de Dezembro de 2011

Artigos relacionados

Sugestões de Estudo