MARCHA DO 2º GRAU - OLHANDO PARA A ESTRELA
Em 17/04/2026 o Respeitável Irmão Rodrigo Cesar Abu Bakr, Loja 21 de Março, REAA, GOB-SP, Oriente de Várzea Paulista, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:
MARCHA DO 2º GRAU
A dúvida é simples, após o terceiro p∴, a partir da posição de Apr∴, ao mudar o sinal para o sinal de Comp∴, ele executa o p∴ lat∴. O Ir∴ deve ou não olhar para a Estrela Flamej∴, e depois avançar o p∴ esq∴ olhando de volta para o Oriente? É do REEA essa prática? Agradeço sua atenção mais uma vez e desejo saúde e paz!
CONSIDERAÇÕES
Em momento algum no ritual do 2º Grau do REAA/GOB, em vigência, está escrito que durante a execução da Marcha o Comp∴ Maçom é preciso manter o olhar dirigido para a Estrela Flamejante (esse é o nome certo da Estrela).
Assim, por isso não constar no ritual, simplesmente não deve ser feito. Durante a execução dos os ppas∴ de Comp∴ o protagonista se mantém olhando naturalmente para a frente.
O ato de visualizar a Estrela Flamejante em um determinado momento é uma passagem ritualística que ocorre durante cerimônia de Elevação, mas isso nada tem a ver com a Marcha do 2º Grau. É preciso antes seguir o ritual, sem inventar práticas inexistentes.
Para finalizar, convém observar que a Marcha do 2º Grau é sempre formada, primeiro pelos pp∴ de AApr∴, dados imediatamente antes dos de Comp∴. A totalidade desses pp∴ corresponde à idade que o Comp∴ Maçom precisa ter para poder v∴ a E∴ F∴.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUN/2026
