Blog Pedro Juk

A G.'. DE M.'. M.'.

✍️ noreply@blogger.com (Pedro Juk) 📅 26/06/2026 👁️ 0 Leituras

Em 18.04.2026 o Respeitável Irmão Marquinho Pinheiro, Loja Moacyr Alves de Santana, 4002, REAA, GOB MINAS, Oriente de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, pede esclarecimento.

 

G∴ DE M∴

 

Gostaria que você pudesse me dar instruções sobre a G de Mestre quando feita no levantamento do Irmão na sessão de Exaltação e também quando a G é feita no toque de M, quando é realizado os 5 PP de PP.

A dúvida é se a G é feita na m ou no p?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Em que pese, pelo caráter sigiloso do tema, e dos puristas de plantão, vou tentar explicar superficialmente essa questão, esperando que os meus comentários sejam suficientes para esclarecer a dúvida.

               A G∴ de M∴ é feita sempre no pul∴ de cada uma das mm∴ dd∴ dadas entre dois MM∴ MM∴, tanto no Toq∴ pelos C∴ PP∴ PP∴, bem como durante o instante em que o cand∴ é
erguido da s∴ na cena do M∴ revivido. Os ppul∴ pertinentes ao ato são sempre os correspondentes às mm∴ dd∴ dos protagonistas.

Vale ressaltar que no 3º Grau só existe uma única forma de se fazer a G∴, a qual é classificada como quinto dos C∴ PP∴ PP∴, sendo conhecida como a G∴ da Frat∴. O ritual vigente de M∴ M∴ de 2024/REAA traz várias explicações no curso do seu texto. A título de ilustração, segue um anexo no e-mail com a foto da G∴ sendo feita entre dois MM∴ MM∴.

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

JUN/2026